CulturaEduca

O CulturaEduca é uma ferramenta criada para facilitar o diálogo entre práticas educativas e processos culturais, escolas e territórios educativos, instituições e equipamentos públicos e as diversas redes sociais que os permeiam.

Alunos(as), famílias, educadores(as), gestores(as), comunidades, coletivos e iniciativas socioculturais são convidados a mapear seus territórios de vivência de forma colaborativa, como parte de uma estratégia para fortalecer os elos comunitários e construir novas possibilidades de aprendizagem.

A plataforma sobrepõe informações de bancos de dados oficiais (Censo Demográfico, Censo Escolar etc.), com dados autodeclarados de pessoas e organizações que atuam no território, permitindo desde subsidiar o planejamento de aulas, ao disponibilizar a localização de iniciativas culturais e equipamentos públicos de cultura existentes, como bibliotecas, museus e pontos de cultura, até mesmo servir como ferramenta na implantação/acompanhamento/avaliação de políticas públicas e projetos desenvolvidos no território.

Nesse sentido, o CulturaEduca é uma ferramenta que pode fortalecer comunidades a partir de uma leitura crítica das dinâmicas socioespaciais, que oriente o planejamento de ações públicas e/ou comunitárias e a formação de novas redes locais.

Esse trabalho é fruto de uma parceria entre o Instituto Lidas, referência em mapeamentos colaborativos, com o Instituto Candeeiro, a partir da perspectiva dos Territórios Educativos.

Conheça o CulturaEduca