Criado em 2019, o Instituto Candeeiro é uma organização social sem fins lucrativos que nasce a partir da necessidade de concretizar práticas e iniciativas capazes de fortalecer a autonomia, o desenvolvimento sustentável e o protagonismo de diferentes povos e sujeitos, atuando nas próprias comunidades a partir de suas potências simbólicas e materiais.
Antes mesmo de ser formalizado como instituto, o Candeeiro foi concebido a partir de ações que vinham sendo realizadas por seus membros fundadores. Educadores populares, lideranças comunitárias, professores universitários, pesquisadores e profissionais com experiência na gestão pública no campo e na cidade decidiram aliar seus saberes e combinar suas trajetórias na construção de uma organização coletiva, apta a fortalecer o trabalho precedente e ampliar sua atuação junto às comunidades.
Nossos projetos, desenvolvidos em parceria com coletivos e instituições, buscam incentivar experiências colaborativas e cooperativas, com base na horizontalidade e na autogestão, a partir de princípios, fazeres e saberes da educação e da cultura populares. Acreditamos, portanto, no desenvolvimento de processos emancipatórios que permitam superar a cotidiana naturalização das contradições sociais e das frequentes violações de direitos fundamentais em sociedades tão desiguais como a brasileira.