Projetos

Os projetos abaixo são as sementes que originaram o Instituto Candeeiro. Expressam a convergência prática e conceitual que aproximou seus sócios-fundadores e pautam as ações realizadas em conjunto com diversos grupos e comunidades. As iniciativas estão em desenvolvimento e à medida em que suas etapas forem avançando, atualizaremos as informações.

 

Parceria com a Escola Estadual Indígena Saturnino Vieira, o projeto promove rodas com mestres do pífano, oficinas de confecção e prática do instrumento e realiza registros audiovisual de antigas bandas de pífano do território.
O projeto propõe o desenvolvimento dos saberes e potencialidades dos adolescentes da maior Unidade de Internação do Sistema Socioeducativo de Brasília a partir de vivências artísticas.
Registro de experiências educativas comunitárias e escolares que desenvolvem metodologias focadas no diálogo de saberes e no território educativo como espaço de aprendizagem.
Em parceria com a Casa de Cultura Tainã (SP), esse é um projeto de povoamento do Baobá em comunidades do sertão pernambucano, no bioma da Caatinga.
Projeto realizado em escolas públicas de Brasília, visa a construção de conhecimento crítico a partir das diferentes realidades territoriais através de metodologias promotoras do diálogo entre os saberes populares e científicos.
Construção de “círculos de mulheres” com mulheres em situação de risco na Cidade de Planaltina de Goiás, abordando situações de violência de gênero a partir de diferentes linguagens artísticas.