Projetos
Os projetos abaixo são as sementes que originaram o Instituto Candeeiro. Expressam a convergência prática e conceitual que aproximou seus sócios-fundadores e pautam as ações realizadas em conjunto com diversos grupos e comunidades. As iniciativas estão em desenvolvimento e à medida em que suas etapas forem avançando, atualizaremos as informações.
Construção de “círculos de mulheres” com mulheres em situação de risco na Cidade de Planaltina de Goiás, abordando situações de violência de gênero a partir de diferentes linguagens artísticas.
O projeto propõe o desenvolvimento dos saberes e potencialidades dos adolescentes da maior Unidade de Internação do Sistema Socioeducativo de Brasília a partir de vivências artísticas.
Projeto realizado em escolas públicas de Brasília, visa a construção de conhecimento crítico a partir das diferentes realidades territoriais através de metodologias promotoras do diálogo entre os saberes populares e científicos.
Parceria com a Escola Estadual Indígena Saturnino Vieira, o projeto promove rodas com mestres do pífano, oficinas de confecção e prática do instrumento e realiza registros audiovisual de antigas bandas de pífano do território.
Em parceria com a Casa de Cultura Tainã (SP), esse é um projeto de povoamento do Baobá em comunidades do sertão pernambucano, no bioma da Caatinga.
Registro de experiências educativas comunitárias e escolares que desenvolvem metodologias focadas no diálogo de saberes e no território educativo como espaço de aprendizagem.