Tempos de pandemia, de crise profunda de um sistema que cinde economia e vida, felicidade de bem comum. Nossos dias exigem ousarmos formas de organização social em que o carinho com a preservação da vida esteja no centro de tudo: dos processos educativos, da organização social do trabalho, da cultura manifesta.
O Bem Viver nos convida a descobrir caminhos de encontro desse conhecimento ancestral, com os desafios da nossa época.
Quem faz essa provocação para debater os rumos de sociedade em tempos de esgotamento do modelo capitalista é o historiador, escritor e semeador do bem viver, Célio Turino, convidado de mais uma roda de conversa promovida pelo Instituto Candeeiro, que traz para debate e partilha de experiências lideranças comunitárias, escritores, artistas, articuladores e mobilizadores sociais, com o intuito de refletir sobre formas mais solidárias, orgânicas e conscientes de viver.
Célio é um dos idealizadores do programa Cultura Viva, que permitiu pensar as políticas culturais de forma descentralizada, a partir do território e da base comunitária de quem faz a cultura em si. O Cultura Viva reconheceu e institucionalizou ações e grupos culturais com os chamados Pontos de Cultura, reconhecidos em todo país. Atualmente, a política é modelo para outros países da América Latina.
Roda de Conversa com Célio Turino
Quando: 19/6 (sexta-feira), às 15h
Acesse: candeeiro.org.br/rodas-de-conversa
Clique aqui e leia artigo completo de Célio Turino sobre o Bem Viver.