Instituto Candeeiro apoia luta dos povos Kaingang e Xokleng pela retomada no Morro Santana, em Porto Alegre

Desde o último dia 18 de outubro, famílias da etnia kaingang e etnia xokleng estão em um processo de retomada no Morro Santana, localizado nos entremeios das Zona Leste e Norte de Porto Alegre. A área do Morro em particular em questão neste processo, registrada como um terreno de cerca de 15 hectares, encontra-se em …

Vidas Pankararu Ameaçadas

Chamamos atenção para a grave ameaça à vida e às terras do povo indígena Pankararu. No início do mês, foi afixada uma placa, em pleno território indígena, com nomes de várias lideranças Pankararu que estariam “marcadas para morrer”. O fato gerou revolta e temor na população das aldeias pertencentes à TI Terra Indígena Pankararu, situada …

Instituto Candeeiro: uma luz que se acende no caminho

Diálogo entre saberes, valorização da cultura popular como elemento de resistência das comunidades e construção de conhecimento a partir das contradições vividas são algumas de suas formas de atuação no território O que une e identifica brasis tão distantes, diferentes, mas muitas vezes, e, contraditoriamente, parecidos? No sertão ou no cerrado, no campo ou na …